Matérias e Post's

A FERROVIA UNION PACIFIC – PARTE 2

Cores e Pinturas

O esquema básico de pintura das locomotivas Diesel-elétricas da Union Pacific é o mais antigo e ainda utilizado na maioria de suas locomotivas. Cerca de 2/3 dela é da cor “Armour Yellow” (amarelo), cujo nome é referente a cor utilizada pelos Frigoríficos Armour, uma grande empresa de alimentos. Uma estreita faixa da cor “Red Signal” (vermelha), separa o amarelo da cor “Harbor Mist Gray” (cinza), utilizada na capota. Do chassi para baixo, tudo é na cor cinza, também. Letras e números são em vermelho com estreito contorno em preto. Algumas locomotivas, (historicamente as de trens de passageiros e mais recentes, a partir do ano 2000) tem “asas” azuis em fundo em branco, com contornos azuis, na parte frontal da locomotiva. Desde o início de 2002, muitas unidades foram repintadas com uma grande e ondulada bandeira americana, com os dizeres “Building America”, nas laterais, onde “Union Pacific” eram normalmente posicionadas. Esse esquema de pintura ficou conhecido como “Building America”, “Wings” ou “Flags and Flares”

A cor amarela foi primeiramente utilizada nos trens-unidade aerodinâmicos M-10000, da Union Pacific, em 1934. Entretanto, a cor cinza ainda não era utilizada, mas a cor (Leaf Brown) marrom. Carros de passageiros, “cabooses” e outros veículos, também eram pintados no mesmo padrão.

As locomotivas a vapor tinham esquemas de pinturas com características próprias. Até a metade dos anos 1940, todas eram pintadas seguindo esse padrão: a chaminé e a caixa de fumaça, abaixo dela, eram na cor grafite e o restante, preto. Números e letra eram na cor “alumínio”. No final dos anos 1940, muitas locomotivas que tracionavam trens de passageiros foram repintadas na cor cinza, em dois tons, para combinarem com o esquema de pintura dos carros que tracionavam. Havia uma estreita faixa amarela por toda extensão da locomotiva, separando os tons de cinza e numeração e letras, também eram em amarelo. Após 1952, todas as locomotiva a vapor foram repintadas no antigo padrão, preto e grafite. Os carros cinza receberam uma novo padrão de pintura, em amarelo.

Entre 2005 e 2006 a Union Pacific divulgou seis novas locomotivas EMD SD70ACe com pinturas comemorativas de ferrovias que havia adquirido, a partir de da década de 1980. A numeração utilizada para cada locomotiva era a mesma que fora utilizada nas locomotivas das ferrovias homenageadas: #1982 para a SD 70ACe com pintura da Missouri Pacific Railroad, #1983 para a da Western Pacific Railroad, #1988 para a da Missouri-Kansas-Texas Railroad, #1989 para a da Denver and Rio Grande Western Railroad, #1995 para a da Chicago And North Western Railway e #1996 para a da Southern Pacific Railroad. Mesmo a D&RGW não tendo sido uma predecessora diretamente (havia sido comprada pela SP, antes), a Union Pacific a incluiu nas homenagens.

A 31 de março de 2010, a empresa pintou uma locomotiva GE ES44AC em comemoração ao centenário dos escoteiros americanos. Boy Scouts of America. Embora tenha mantido seu padrão “Armour Yellow”, essa unidade recebeu um grande logotipo da BSA 2010 nas laterais, e logotipo do escotismo nas laterais da cabine.

A 28 de setembro de 2010, a empresa pintou outra locomotiva GE ES44AC, em homenagem a Susan G. Komen for the Cure. Manteve seu padrão “Armour Yellow”, mas inseriu uma grande faixa cor-de-rosa, símbolo do combate ao câncer de mama, nas laterais.

Frota de locomotivas em 2013

Em outubro de 2013, a Union Pacific tinha 8,185 locomotivas disponíveis em sua lista. A frota consistia por 42 modelos diferentes com idade média de 17.8 anos.

ModeloQuantidade
4-8-8-41
4-6-6-41
4-8-41
B40-891
C40-8333
C40-8W50
C41-8W154
C4460AC80
C44-9W274
C44AC/CTE1,485
C45AC/CTE943
C6044AC176
C60AC75
DDA40X1
E9A2
E9B1
GP15-1160
GP38-2664
GP38AC2
GP39-249
GP4015
GP40-2142
GP40-2P2
GP40M-265
GP5048
GP60194
MP15AC41
MP15DC102
SD40-2505
SD6085
SD60M560
SD70ACe321
SD70M1,445
SD9043AC309
SW150018

FONTE: https://pt.wikipedia.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *