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A FERROVIA UNION PACIFIC – PARTE 1

A Union Pacific Railroad é uma empresa ferroviária estadunidense, de transportes de carga que opera com aproximadamente 8.500 locomotivas, ao longo de mais de 50.000 km de vias, em 23 estados. É a maior malha ferroviária dos Estados Unidos, empregando 42.600 pessoas. Também considerada uma das maiores empresas do mundo, no setor de transportes.

A Union Pacific Corporation, da qual a ferrovia faz parte está sediada em Omaha, Nebraska; cresceu adquirindo outras ferrovias, tais como Missouri Pacific Railroad, Chicago & North Western, Western Pacific Railroad, Missouri-Kansas-Texas Rairoad, e Southern Pacific Railroad (incluindo a Denver & Rio Grande Western Railroad).

Sua principal concorrente, BNSF Railway, a segunda maior ferrovia americana, atua no transporte de cargas a oeste do Rio Mississípi e juntas formam o maior conglomerado deste ramo na parte continental dos Estados Unidos.

História

Diretores da Union Pacific no 100º marco da ferrovia, cerca de 400 km a oeste de Omaha, Nebraska. O trem aguarda o fim da reunião de investidores, jornalistas e pessoas importantes, convidadas pelos executivos da empresa.
Originalmente, foi fundada em primeiro de julho de 1862, por um ato do Congresso Americano “Pacific Railroad Act of 1862”. Esse ato aprovado pelo Presidente Abraham Lincoln, previa a construção de ferrovias a partir do Rio Missouri em direção ao Oceano Pacífico como medida de guerra para a preservação da União. Sua construção foi iniciada em Council Bluffs, Iowa, em direção ao oeste a fim se encontrar com as linhas construídas em direção a leste pela Central Pacific Railroad, que partira de San Francisco Bay, Califórnia.

A via foi construída, primeiramente, por trabalhadores irlandeses que haviam aprendido o ofício na, então recente, Guerra Civil Americana. As duas vias seguiram sendo construídas até se unirem em Promontory Summit, Utah, distante 85 km a oeste de Ogden, em 10 de maio de 1869, criando assim, a primeira ferrovia transcontinental da América do Norte.[4] Sob as ordens de seu acionista majoritário, Dr. Thomas Clark Durant a cidade de Durant, Iowa, recebeu esse nome por ter sido o local onde os primeiros trilhos foram instalados.

The Last Spike, quadro de Thomas Hill, (1881)
A empresa esteve enredada no Crédit Mobilier scandal, divulgado em 1872: uma de suas empresas de construção, a Crédit Mobilier, havia subornado um congressista. Não foi comprovada a culpa da Union Pacific, porém a propaganda negativa foi inevitável. O Pânico de 1873 financial crisis of 1873 a levou a ter problemas financeiros, mas não à falência, sendo então reorganizada como Union Pacific Railway, em 24 de janeiro de 1880, tendo como acionista majoritário, Jay Gould.

A nova empresa faliu durante o Pânico de 1893 Panic of 1893, mas retornaria em 1897 com seu nome original Union Pacific Railroad.

A sede corporativa da empresa estava localizada na cidade de New York, desde sua fundação, na década de 1860, até que foi mudada para Bethlehem, Pennsylvania, em meados dos anos 1980, quando Drew Lewis tornou-se presidente da empresa. Depois, mudou-se para Dallas no Texas e posteriormente, para Omaha, onde se juntou à sede operacional.

Union Pacific Corporation

Union Pacific Center in Omaha, Nebraska

Locomotiva #7391 série AC6000CW
A Union Pacific Corporation é uma empresa de capital aberto, matriz de todas as suas subsidiárias, Incluindo a Union Pacific Railroad Company (a maior de todas) e a Southern Pacific Rail Corporation, que foi incorporada em Utah in 1969. Sua sede está localizada em Omaha, Nebraska. Lance M. Fritz é o atual presidente da empresa.

Union Pacific Railroad – Malha em 2008

Instalações

Pátio de Ogden, Utah
Devido a seu tamanho, a Union Pacific necessita de centenas de pátios para manobras diárias de formação e distribuição de suas composições, transportando mercadorias de um lugar a outro. E, para reduzir a emissão de poluentes, a empresa vem renovando sua frota com locomotivas de última geração, de forma a reduzir drasticamente gases danosos ao meio ambiente.

Em 2009, a empresa também investiu US$90 milhões num terminal intermodal, em San Antonio, Texas.

Pátios de Inclinação Ativa
Hump yards funcionam utilizando uma leve rampa na via, pelas quais os vagões passam quando empurrados durante manobras de classificação, reduzindo sua velocidade e engatando automaticamente na composição desejada. Pátios com inclinação da Union Pacific:

Bailey Yard in North Platte, Nebraska
Beaumont Yard in Beaumont, Texas
Davidson Yard in Fort Worth, Texas
Davis Yard in Roseville, California
Englewood Yard in Houston, Texas
Gateway Yard in East St Louis, Illinois, pertencente a subsidiária Alton and Southern Railway
Hinkle Yard in Hermiston, Oregon
Livonia Yard in Livonia, Louisiana
Neff Yard in Kansas City, Missouri
North Little Rock Yard in North Little Rock, Arkansas
Pine Bluff Yard in Pine Bluff, Arkansas
Proviso Yard in Northlake, Illinois, pertenceu a antiga Chicago and North Western Transportation Company
Strang Yard in La Porte, Texas
West Colton Yard in San Bernardino, California
Museu da Ferrovia Union Pacific

Museu da Union Pacific Railroad
O acervo de seu museu é um dos mais antigos de uma corporação americana. Inclui objetos, fotos e documentos que mostram o desenvolvimento da empresa pelo oeste americano. A realização dessa ferrovia transcontinental, ajudou a moldar a paisagem e a geografia, além de trazer milhares de imigrantes para o oeste dos Estados Unidos. Encontra-se na coleção armamento dos séculos XIX e XX, equipamentos peculiares dos imigrantes e mais de 500.000 fotografias. Em 2009, o America’s Power Factuality Tour, esteve no museu para relatar o papel das ferrovias na geração de eletricidade nos Estados Unidos.

FONTE: https://pt.wikipedia.org

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