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O QUE É FERROMODELISMO – PARTE 2

O ferromodelismo moderno
Não demorou para que o público demandasse mais do que apenas as locomotivas. Eles queriam comprar sistemas completos e cada vez mais complexos, com pistas em vários formatos, carros de passageiros, vagões de carga e réplica de estações. Enquanto isso, a Märklin, uma fabricante de brinquedos alemã, que desde 1891 vinha sendo comandada pelos filhos (Eugen e Karl) do seu fundador: Theodor Märklin introduziu a primeira pista dividida em seções em forma de oito. Foi a Märklin que também produziu a primeira miniatura de trem movida à eletricidade da Europa. Durante a Exposição Universal de 1900 de Paris, um fabricante de brinquedos alemão, Stefan Bing, e a firma britânica Bassett-Lowke formaram uma parceria para produzir as réplicas de trens mais autênticas na Europa. As ações de Bing despertaram o interesse público de colecionadores de trens ao distribuir um livro sobre o processo de montagem chamado “The Little Railway Engineer”. Com a popularização das pequenas miniaturas na virada do século, muitos fabricantes que se tornaram “lendários” surgiram nos Estados Unidos, como: Ives, Lionel e American Flyer que se tornaram as mais populares do ferromodelismo americano. A Ives, fundada em 1868, tinha um slogan característico: “Ives toys make happy boys” e era bem conhecida pela qualidade das suas réplicas e seu serviço de reposição de peças.

Os produtos da empresa Lionel, contribuíram para a popularização do ferromodelismo depois da guerra.
A Lionel, fundada no início da década de 1900 por Joshua Lionel Cohen, produziu as mais famosas réplicas de todas. A empresa começou fabricando pequenos motores elétricos para as pequenas réplicas, mas logo após a Primeira Guerra Mundial, tornou-se a maior fabricante de réplicas de trens. Uma das razões do sucesso era que os trens da Lionel eram mais realísticos que os de todas as outras, com motores potentes e construção resistente. Eles se tornaram o “padrão de excelência” americano para a construção de réplicas de trens. Além disso, a Lionel pintava seus trens com cores brilhantes e chamativas, que estimulavam compradores e colecionadores de todas as idades. A American Flyer, “explodiu” no mercado de réplicas com trens numa escala maior e mais baratos durante a década de 1920. Os seus trens de passageiros com decoração elaborada foram um grande sucesso. A agressiva Lionel, no entanto, surpreendeu novamente oferecendo modelos ainda mais impressionantes. A American Flyer sucumbiu em 1967. Depois da Segunda Guerra Mundial, as réplicas se tornaram ainda mais detalhistas e funcionais, o que foi muito apreciado por colecionadores. Adultos e crianças hoje em dia, constroem layouts tão realistas e elaborados que os observadores ficam encantados com os pequenos trens em movimento. Eles se reúnem com suas famílias e amigos para restabelecer o amor pela “era dos trens” e pelas memórias de infância.

Já em 1905 surgem os primeiros comandos elétricos, e os primeiros trilhos elétricos em 1930. Uma concorrência foi estabelecida entre o sistema de três trilhos (sendo apenas o central energizado), proposto pela Lionel, e o de dois trilhos ambos energizados e mais realista. Surgem as primeiras revistas especializadas: duas são publicadas no Japão na década de 1930,[6] período em que surgem: a Model Railroader em 1935 nos Estados Unidos e a Loco-Revue em 1938 na França.

Com o passar do tempo, alguns entusiastas, buscaram meios para que as réplicas se tornassem mais realistas e tivessem um melhor acabamento: esses podem ser considerados os primeiros “ferromodelistas”. O primeiro clube de ferromodelismo, foi o The Model Railway Club, fundado em Londres em 1910. Esta nova paixão chega à França após a Primeira Guerra Mundial. A primeira associação francesa de ferromodelismo, foi a Association française des amis des chemins de fer (AFAC), criada em 1929, e desde então está localizada no subsolo do terminal “Gare de Paris-Est”, em Paris.

Com o passar do tempo, o modelismo em geral e o ferromodelismo em particular deixou de ser encarado como apenas um nicho na linha de produção de fábricas de brinquedos, exigindo dedicação exclusiva dos seus fabricantes. Atualmente, a única empresa que produz artigos de ferromodelismo comercialmente na América do Sul, é a Indústrias Reunidas Frateschi, fundada em 1958, comumente chamada simplesmente de Frateschi, localizada em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

FONTE: https://pt.wikipedia.org

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